Pensar no futuro de uma criança é garantir uma educação de qualidade. A escolha certa da profissão transformará o futuro das pessoas, das famílias, da sociedade e do País.
Portanto, contratar já um plano de Previdência Privada para uma criança ou adolescente, significa garantir uma universidade de qualidade, sem precisar contar com o ensino público.
Por que ter um plano de Previdência Privada desde a infância? Trata-se de uma modalidade de investimento destinada especialmente a menores de idade para que sirva de base financeira no futuro. Pode ser contratada pelos próprios pais ou por um avô, bem como uma tia pode fazer esse investimento para seus sobrinhos. Na verdade, qualquer pessoa, independentemente de ter vínculo familiar com o menor ou não, pode providenciar esse cuidado.
Um plano funciona com base em contribuições mensais, que são geridas pela instituição administradora para, no futuro, formar um fundo de previdência para seu filho. O resgate pode ser feito de uma só vez ou em forma de compra de renda, mas não é obrigatório converter a previdência privada infantil em aposentadoria, ela pode ser contratada como forma de planejamento para momentos importantes da vida, como a faculdade, intercâmbio, abertura de um negócio, compra do primeiro carro, entre outros. Há dois tipos de benefícios: o PGBL e o VGBL.
Conheça suas particularidades
O PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) é classificado como um plano de aposentadoria complementar. Nele, o Imposto de Renda incide sobre todo o valor que será resgatado no futuro. Por isso, as contribuições mensais podem ser deduzidas na declaração do IR, desde que até 12% dos rendimentos anuais
Já o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) é um seguro de pessoa. O desconto do Imposto de Renda não incide sobre as contribuições, mas apenas sobre os juros acumulados. Recomendado para quem declara o IR simplificado, pois ele não pode ser abatido.
O retorno do fundo de investimento varia de acordo com o tipo de fundo. É importante sempre consultar um corretor especialista (corretor de seguros que entende de investimentos) para comparar suas opções e ir fazendo as alterações ao longo do caminho, pois assim como em uma carteira de investimentos, mudanças são necessárias, seja porque mudou algo no mercado ou porque mudou algo no perfil do cliente. Emitidos por uma seguradora, que pode utilizar equipe própria de gestão ou utilizar gestores externos.
Vantagens da Previdência Privada infantil
São inúmeras as vantagens: não entra em inventário; o rendimento fica bem acima da inflação (se bem administrada por um corretor especialista); além da alternativa de sacar o valor total, o usuário pode escolher receber uma renda; é um dos investimentos mais seguros do mercado financeiro; como é um investimento de longo prazo, ajuda o investidor a economizar para ter ganhos futuros, favorecendo seu hábito de poupar; reduz o Imposto de Renda devido (em aplicações PGBL você pode descontar até 12% da renda tributável do IR); e permite portabilidade (você pode trocar de fundo, mesmo sem resgate e sem perder o cálculo de tempo para o Imposto de Renda).
Portanto, coloque em seus planos para os seus filhos uma Previdência Privada infantil. Valerá a pena!