Seu futuro começa hoje!

Seu futuro começa hoje!

ENTENDA COMO FUNCIONAM OS PLANOS DE PREVIDÊNCIA.

Você já parou para pensar em como será sua vida quando parar de trabalhar? A vida de aposentado parece estar longe de acontecer, mas é preciso pensar no futuro desde já para garantir que as finanças não atrapalhem o descanso merecido após anos de trabalho.

Nos dias atuais, a expectativa de vida da população aumenta e é comum viver mais de 20 anos após se aposentar. E, por mais que alguém adore o trabalho, não é possível manter o mesmo nível de renda e produtividade para o resto da vida. Para garantir o sustento nesta nova fase da vida , a renda passiva pode acontecer  por meio de investimentos, pela Previdência Social ou pela Previdência Complementar (ou Privada).

Previdência Social

A Previdência Social (INSS) funciona como se fosse um seguro, onde cada pessoa paga um valor e o governo controla e administra sua utilização. Ela serve tanto para manter a renda do trabalhador quando ele atinge a idade de aposentadoria, como para lhe dar cobertura quando por motivo de doença ou acidente, precisa se afastar temporária ou permanente de suas funções.

Neste tipo de previdência, o trabalhador registrado paga uma parcela do salário mensalmente e, através deste percentual pago, junto da idade em que irá se aposentar, é calculado qual é a renda que lhe será devida. Hoje, o teto de recebimento do INSS é de R$ 6.101,06, mas segundo o IBGE, quase 90% das pessoas recebe o saldo mínimo que é de R$ 1.045.

Além de contribuir para o INSS como trabalhador, existem outras formas de estar atrelado à Previdência Pública, como empresário na retirada de percentual do pró-labore, como autônomo, trabalhador doméstico, contribuinte avulso, especial ou facultativo. No momento da aposentadoria, este contribuinte passa a ter direito a uma renda vitalícia, não tendo direito ao saldo acumulado como parcela única.

Refletindo esta insuficiência do INSS, ao déficit da previdência social que já está em 195 bi de reais e a preocupação do trabalhador, outro modelo de previdência tem crescido de forma muito rápida, que é a Previdência Privada.

Previdência Privada

A Previdência Complementar ou Privada, é emitida através de seguradoras e pode ser utilizada como complemento à previdência social insuficiente para manter o padrão de vida, ou até mesmo como única fonte.

Nesta modalidade, o segurado faz depósitos para acumular sua reserva financeira para o futuro e as seguradoras são responsáveis por administrar este capital. Como ela não tem vínculo com o governo não tem teto de recebimento e nem regras quanto à idade mínima ou tempo de contribuição para se aposentar.

Outro ponto interessante é que a pessoa tem acesso ao capital acumulado em sua totalidade. Ou seja, caso queira utilizar o dinheiro para comprar um imóvel, abrir uma empresa, ir morar fora, ou qualquer outro motivo, ela pode acessar o valor total. Além disso, se for acumulada uma reserva importante antes da idade prevista para aposentadoria, o dinheiro está liberado para a pessoa usufruir antecipadamente em forma de renda ou como preferir.

Por isso é importante começar a poupar sua aposentadoria desde já para garantir as tardes de sossego e descanso merecido.

Open chat
1
Você está 360 graus seguro da sua vida? Fale com a gente e tire suas dúvidas!

Horário de atendimento de seg-sex das 09:00-18:00.