Seguro de veículos deve ficar mais barato ainda em 2021

Seguro de veículos deve ficar mais barato ainda em 2021

A Susep (Superintendência de Seguros Privados) publicou a no último mês de agosto a circular nº 639 que dispõe regras e critérios para as operações de seguros e tem como objetivo flexibilizar e ampliar o acesso dos consumidores aos seguros de veículos seja na contratação e renovação das apólices de carros, motos e caminhões. De acordo com os novos critérios, os seguros poderão ser personalizados e o dono de um veículo poderá contratar modalidades específicas da cobertura. Por exemplo: ele pode selecionar a opção de cobertura para furto e roubo, mas não contratar para acidentes, colisões e incêndios.

Além disso, a Susep vai alterar a regra da vinculação do seguro ao veículo, que passará a ser do condutor. A ideia é cobrir todos os veículos que a pessoa tenha sem que ele precise ativar o seguro de um por um dos automóveis, por exemplo. A nova regra também poderá ser aplicada para carros de seguradoras e veículos compartilhados. Esta medida, alinhada a práticas internacionais, aumenta, por exemplo, o acesso a motoristas de aplicativos e condutores que já adotam o compartilhamento de automóveis, utilizam carros por assinatura ou alugados.

Essa novidade está na possibilidade do seguro ser contratado mesmo sem identificação exata do veículo, uma solução que vai de encontro para motoristas de aplicativos e adeptos do compartilhamento de automóveis. Também será possível a livre combinação de coberturas, a exclusão de limite para a caracterização de indenização integral e a liberdade para critério de cobertura de veículo zero-quilômetro, entre outras mudanças, mais adequadas aos novos hábitos de mobilidade do brasileiro.

As novidades incluem ainda uma nova modalidade de cobertura em caso de sinistro, com o segurado podendo escolher pela cobertura parcial. Neste tipo de contratação, a pessoa pode dividir o risco com a operadora, sendo reembolsado pela metade do valor do sinistro e deixando o contrato do seguro mais barato.

No Brasil o seguro auto é uma das principais modalidades e uma das mais difundidas, e são responsáveis por uma arrecadação próxima de R$ 17 bilhões em prêmios no primeiro semestre do ano. No entanto, dados da própria Susep indicam que apenas 16% da frota de veículos no Brasil tinha cobertura de seguros em 2019, número que chega a pouco mais de 33% se considerados apenas veículos com até 10 anos de fabricação, isso significa uma grande parcela de veículos sem seguros e muitas vezes vinculados ao custo para a proteção e diante desse cenário está se trabalhando para que o seguro auto seja cada vez mais uma opção para que o cidadão se proteger e proteger seu patrimônio.

As mudanças no seguro auto propiciarão muitas oportunidades para o mercado e, principalmente, para novos consumidores de seguro. Trata-se de oferecer mais acesso e possibilidade de escolha, desse modo esperamos um crescimento significativo do mercado nos próximos anos, com ampliação de cobertura, inclusão e, principalmente, inovação.

A ideia é fomentar e aumentar a eficiência e competitividade nos produtos de seguro brasil, importante não deixar de mencionar que as novas regras poderão favorecer as seguradoras que terão mais oportunidades de atrair clientes que ainda não possuem seguro pelos valores anteriormente ofertados e consolidar o papel do corretor de seguros como uma figura extremamente importante nesse processo consultivo para o cliente.

Das principais mudanças da Susep destaco também para as de Acidentes Pessoais. Essa cobertura pode ser válida em casos de acidentes pelo veículo segurado indicado na apólice e pelos condutores indicados dirigindo qualquer automóvel. Consertos os reparos podem ser solicitados pela seguradora apenas em locais credenciados. A franquia de itens independentes, nesse caso, a aplicação da franquia pode ser feita de forma única ou por item. O motorista será responsável por danos a terceiros e obrigado a indenizá-lo por decisão judicial ou acordo, e não mais o proprietário do veículo como era antigamente. 

É importante ressaltar que a partir de março de 2022 as seguradoras deverão estar aptas a oferecerem às novas condições ao seguradas.

Open chat
1
Você está 360 graus seguro da sua vida? Fale com a gente e tire suas dúvidas!

Horário de atendimento de seg-sex das 09:00-18:00.