Existem vários tipos de especialistas no mercado financeiro, com competências e atuações diferentes. É muito importante que os investidores de todos os perfis estejam amparados por esses profissionais de finanças para que possam ser mais assertivos e para que obtenham melhores resultados em todas as fases das suas vidas financeiras.
Nas diferentes especialidades do setor, o planejador financeiro lhe ajudará a se organizar e definir seus objetivos; o consultor CVM irá ajudar na consolidação de todos investimentos, alinhados ao seu perfil de risco; o assessor de investimentos irá te orientar quanto aos melhores produtos disponíveis no mercado; e, por sua vez, o gestor CVM irá estruturar os produtos que serão disponibilizados.
Um agente de investimentos só pode atuar se passar na prova da ANCORD, se cadastrar na CVM e entrar em uma sociedade de assessoria de investimentos vinculada a alguma corretora de valores, como por exemplo a XP Investimentos. Passar na prova da ANCORD requer muita dedicação e esforço e os índices médios de aprovação são bastante baixos (segundo a revista Você S/A de setembro, este número está atualmente ao redor de 30%).
Além de passar na prova da ANCORD, o agente de investimentos pode ter outras certificações que funcionam como selos de qualidade, diferenciando-se na área e mantendo-se sempre atualizado. É importante deixar claro que estudar sempre faz parte do dia a dia da profissão, capacitando o agente a estar sempre a par das tendências da economia, bem como suas oportunidades, estando pronto para implementar as melhores práticas de mercado e orientar corretamente os clientes quanto aos seus investimentos.
A XPInvestimentos, líder no segmento das corretoras de valores, revolucionou o mercado criando uma plataforma bastante amigável, onde os clientes se sentem confortáveis em investir, com ou sem a ajuda de um assessor. Vale ressaltar que investir sozinho ou com a ajuda de alguém é uma decisão do cliente mas, no modelo da 360invest e da XPInvestimentos, ter um assessor de investimentos te ajudando a cuidar dos seus investimentos não interfere nos seus custos ou acesso a investimentos em si, e as orientações deste profissional fazem muita diferença em tempos como hoje.
O agente de investimentos é um empresário, pois não tem rendimento fixo e depende totalmente de captar e atender bem o cliente, para que este se fidelize e mantenha seus investimentos naquele escritório de assessoria. Além disso, em um bom escritório de assessoria de investimentos com visão 360, as equipes costumam trabalhar juntas para se manterem atualizadas. Compete à equipe de gestão da empresa, composta pelos sócios majoritários, estruturar o time de forma que cada um esteja na posição em que terá melhor performance.
Esses escritórios mais estruturados costumam ter capitães de produto – uma espécie de pessoa responsável por estudar alguma área com mais profundidade e dividir o conhecimento com o time. Cada agente acaba se especializando em algo, como fundos de investimento (renda fixa, multimercado, ações da bolsa), fundos imobiliários, ativos de renda fixa (públicos ou privados), ações, derivativos e, até mesmo, em cenários políticos e econômicos ou mercado internacional.
A mesa de renda fixa e a mesa de renda variável utilizam empresas de Research, que analisam o mercado, e trabalham juntas com a equipe de assessores que olham a alocação dos investimentos do cliente como um todo, tomando os devidos cuidados para que o cliente não saia do seu perfil de risco, atinja seus objetivos e tenha o melhor resultado possível.
Cuidar do seu dinheiro é uma tarefa extremamente importante e complexa, e que requer muito conhecimento específico. E, para obter os melhores resultados, é imprescindível escolher bem através de qual escritório investir, de forma que você esteja sempre bem amparado em suas decisões e resultados.