Fique em casa, mas se mantenha produtivo

Fique em casa, mas se mantenha produtivo

Quero relembrar alguns conceitos para que você possa se organizar em meio ao caos , a todas as incertezas e tudo que está acontecendo .

Teremos meses difíceis , mas temos que aproveitar as oportunidades de investimento , de coberturas , e de melhora como ser humano .

Se você tem um bom planejador financeiro , ele deve ter recomendado um colchão de segurança de 6 a 12 meses , para conseguir se manter em caso de algum imprevisto , desemprego, doença na família . Ninguém poderia imaginar uma pandemia , mas se você fez esta reserva, ela vai ser muito útil agora .

O colchão de segurança deve ser investido em algo com liquidez, disponível, e de baixíssimo risco . Se o colchão de segurança sofreu perdas no mercado , estava investido em algo pensando em um horizonte maior que 12 meses .

Parte do meu trabalho como assessora de investimentos é orientar , informar, e fazer que os investidores não se levem pelo emocional . Em momentos de euforia , em que o mercado está indo muito bem, é difícil manter os clientes dentro do que é o perfil de risco de cada um .É comum clientes conservadores fazerem investimentos arrojados se animando com aquele resultado , achando que ele será constante.

No momento que estamos vivendo , parte do trabalho tem sido convencer os clientes a não saírem de suas posições , a não venderem os seus ativos financeiros com perda , porque não sabemos quando, mas o mercado vai recuperar .

Existem empresas onde o preço da ação foi para um valor menor do que o patrimônio líquido. Os preços não refletem o que as empresas realmente valem , e desde que elas não quebrem, elas vão voltar para o preço .

Não quero parecer demasiado otimista ou pessimista , temos que tentar ser racionais . Medidas drásticas precisarão ser tomadas para que o problema na economia não seja maior do que a da pandemia .

Acredito que o isolamento realmente seja necessário , e não deve ser fácil fazer parte do governo de nenhum país neste momento . Ontem os Estados Unidos anunciou pacote de 2 trilhões de dólares para socorrer a economia, direcionando renda para o cidadão , de U$ 1,2 mil por adulto e U$ 500 por criança . Isto não é porque eles são bonzinhos , é porque realmente os governos de todos os países precisarão ajudar a população .

Investimentos em patamares utilizados em guerra , para a guerra contra uma pandemia .

Neste período de crise, devemos refletir e tomar decisões rápidas , porém coerentes, conforme as coisas aconteçam . Se mantenha produtivo, se o teu trabalho te permite trabalhar de casa , trabalhe . Seja criativo , as oportunidades existem em momento de crise, não podemos desanimar.

Para quem é assalariado , grande risco de perder o emprego . Para quem é informal , impossibilidade de trabalhar , para quem é pequeno, médio empresário , preocupação com quantos meses o caixa da empresa aguenta antes de ter que mandar todos embora ou fechar as portas .

Isto tem implicações que precisam ser levadas em consideração . Para quem tem plano de saúde , tem que manter vigente, sempre foi item de primeira necessidade, agora , mais do que nunca. Para quem não tem , importante contratar enquanto as seguradoras ainda estão aceitando novos clientes.

As coberturas de seguro de vida , têm exclusão de pandemias e epidemias . E a exclusão só será utilizada se a coisa sair do controle, pois é para isto que ela serve . Se o número de mortos for pequeno , nenhuma seguradora quer sair na capa do jornal como quem não pagou a indenização , em compensação se os mortos forem numerosos, a seguradora não teria caixa para pagar tantas indenizações , e poderia quebrar .

A falta de segurança, a criminalidade , tendem a piorar . No Rio de Janeiro já tem acontecido assaltos às poucas pessoas que saem às ruas . O mercado de seguros deve sofrer tanto com os clientes que não renovarem seus seguros quanto com os clientes que utilizarem seus seguros .

Sair à rua apenas se necessário, quanto mais a sério levarmos o que está acontecendo, mais rápido nos recuperaremos. 

Open chat
1
Você está 360 graus seguro da sua vida? Fale com a gente e tire suas dúvidas!

Horário de atendimento de seg-sex das 09:00-18:00.