Se você busca retornos maiores que a poupança sem correr muitos riscos, uma boa alternativa são os Investimentos em Renda Fixa.
A poupança rende por volta de 70% da nossa taxa de juros anual, o que faz a Renda Fixa ser uma boa decisão para quem quer cuidar melhor de seu dinheiro. Seu funcionamento é bem simples; você empresta dinheiro para um banco, Governo ou uma empresa e, em contrapartida, recebe uma remuneração.
Emprestando para o Banco
Títulos como CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito de Agronegócio) são títulos emitidos por bancos.
No caso dos títulos bancários , existe uma segurança extra, além da solidez do banco, através do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) que garante que caso a instituição quebre, o dono do dinheiro tenha até R$250 mil para ser ressarcido para não sofrer grandes riscos e perdas. Uma forma de garantir 100% do teu dinheiro é investir em diferentes ativos de diferentes instituições , pois a garantia é por cpf e por instituição.
Emprestando para o Governo
Títulos do governo são muito seguros , pois neste tipo de Renda Fixa, o risco de crédito é muito baixo, pois é muito difícil que o governo quebre.
Você pode comprar títulos do governo pela plataforma do Tesouro Direto ,criada pelo Tesouro Nacional para compra e venda de títulos públicos com o objetivo de financiar obras de infraestrutura, saneamento, educação, entre outros ou pode comprar estes mesmos títulos através de uma corretora de valores . Embora a plataforma direta do governo seja bastante prática, tem cobrança de taxa de custódia de 0,3. Algumas plataformas de investimento não cobram esta taxa, e só o fato de não ter este custo pode fazer com que a rentabilidade seja melhor.
Emprestando para Empresa
Quando uma empresa de sociedade anônima precisa de recursos para aumentar capital, custear projetos ou pagar dívidas, ela pode emitir títulos chamados Debêntures. Este tipo de investimento pode ser uma ótima alternativa para quem quer diversificar os investimentos com segurança e rentabilidade.
Existem também as Debêntures Incentivadas, que é quando o governo quer incentivar alguma área específica e isenta a pessoa física de pagar impostos sobre a rentabilidade do ativo financeiro.
Uma forma de minimizar o risco e buscar resultados é diversificar o investimento em diferentes títulos, investindo parte em cada tipo diferente.
Tipos de Renda Fixa
Existem três tipos de renda fixa, Pré-Fixada, a Pós-Fixada e a Indexada.
Pré-Fixada
Se estipula uma taxa fixa pactuada com a instituição, sabendo exatamente qual será a rentabilidade. Ou seja, quando investe já se sabe qual a porcentagem que terá no final. Nossa taxa de juros atual está em 2% ao ano . Se você acredita que a taxa vai cair ainda mais , pode fechar a rentabilidade fixa neste valor . Se a taxa subir , você ganhará 2% de qualquer maneira, mesmo que a taxa suba . Em compensação , se a taxa cair, você tem esta rentabilidade garantida.
Pós-Fixada
Neste tipo você somente saberá quanto irá receber no final da aplicação, pois é vinculado a CDI (Certificado de Depósito Bancário). Isso quer dizer você não sabe exatamente qual será o resultado, mas uma porcentagem da taxa de juros anual . Se for 100% do cdi por exemplo, ele acompanhará a taxa de juros do mercado , podendo subir ou descer.
Indexada
Investimentos indexados possuem sua rentabilidade dividida em duas partes: uma pré e outra pós-fixada. Ou seja, parte é dada por um valor definido no dia da aplicação e outra pela variação de algum índice, sendo em sua maioria o IPCA. Exemplo ipca + 3% . Seguiria a rentabilidade do ipca + um percentual extra.
Fundos de investimento
Uma forma interessante de diversificar é comprando cotas de fundos de investimentos de renda fixa, que tem um gestor comprando vários destes ativos financeiros que já falamos . Existem pessoas especializadas em escolher quais são os melhores ativos a serem comprados .
Apesar dos Fundos não possuírem o FGC (Fundo Garantidor de Crédito), o seu risco é diluído por possuir vários investimentos diferentes. Outra vantagem do Fundo é a liquidez. Diferente de quando se compra um ativo financeiro diretamente, seja um titulo publico, um titulo bancário ou um título de empresa , o investimento fica liberado em poucos dias , caso tenha algum imprevisto e precise utilizar o dinheiro. Existem fundos de liquidez diária, ou que demoram de 7 a 60 dias para liberação.