Dow Jones, o índice das grandes empresas americanas.

Dow Jones, o índice das grandes empresas americanas.

Olá pessoal!

No meu último artigo pude escrever um pouco sobre a bolsa de valores, quando comentei sobre a “teoria de Dow”, criada por Charles Dow. No texto, também expliquei que ele foi o criador do segundo mais antigo índice americano, o Dow Jones – que é o tema do artigo de hoje.

 O índice Dow Jones Industrial Average, conhecido como DJIA, INDP, Dow30 ou simplesmente “Dow Jones” foi criado em 1896 por Charles Dow, na época editor do The Wall Street Journal e co-fundador do Dow Jones & Company. O índice é, ao lado da Nasdaq Composite e do S&P 500, um dos principais indicadores dos movimentos do mercado americano.

 O cálculo deste índice, quando de sua criação, era bastante intuitivo: consistia basicamente na média simples do preço das ações das 12 empresas americanas de maior importância; atualmente é baseado na cotação das ações das 30 maiores e mais importantes empresas dos Estados Unidos e sua majoração vem da soma dos preços das ações dessas 30 empresas sobre um divisor ajustado, chamado “divisor Dow”.

 As 12 empresas que originalmente compuseram o índice Dow Jones foram: American Tobacco, American Sugar, American Cotton Oil, Chicago Gas, General Electric (G&E), Distilling and Cattle Feeding, Laclede Gas, National Lead, North American, Tennessee Coal, Iron, and Railroad, U.S. Rubber e U.S. Leather.

 Como o índice não é calculado pela Bolsa de Valores de Nova Iorque (New York Stock Exchange ou NYSE) e seus componentes são escolhidos pelos editores do jornal financeiro norte-americano The Wall Street Journal, não existe nenhum critério pré-determinado, a não ser que as empresas integrantes sejam companhias norte-americanas líderes em seus segmentos de mercado. Em tempo, as 30 empresas que atualmente o compõem são: 3M, American Express, Amgen, Apple Inc., Boeing, Caterpillar, Chevron, Cisco Systems, The Coca-Cola Company, Dow Inc, Goldman Sachs, The Home Depot, Honeywell, IBM, Intel, Johnson & Johnson, JPMorgan Chase, McDonald’s, Merck & Company, Microsoft, Nike, Procter & Gamble, Salesforce, The Travelers Companies Inc, UnitedHealth Group, Verizon, Visa, WalMart, Walgreens Boots Alliance e The Walt Disney Company.

 Para investir no Dow Jones a partir do Brasil, a maneira mais fácil seria através de um ETF, ou exchange traded fund – que é basicamente um fundo negociado em ambiente de bolsa que replica seu índice de referência. Como no Brasil não temos nenhum ETF que corresponda ao DJIA, o investidor ainda tem a opção de investir diretamente em algumas das empresas que o compõem através das BDR’s (Brazilian Depositary Receipts), que são certificados de depósito emitidos e negociados na Bolsa Brasileira e que representam as ações listadas em bolsas estrangeiras.

 O segundo índice mais antigo dos Estados Unidos teve seu all time high, ou topo histórico, neste último dia 07/05/2021, fechando em 34.777 pontos; isso mostra que nunca é tarde para investir, já que nos referimos a um índice com 125 anos de existência e que segue robusto e realizando ganhos. Caso queira saber mais sobre ativos e fundos fora do país, não deixe de consultar o assessor de investimentos de sua confiança.

 Um abraço e até o próximo artigo.

 Junior Marques

Open chat
1
Você está 360 graus seguro da sua vida? Fale com a gente e tire suas dúvidas!

Horário de atendimento de seg-sex das 09:00-18:00.