Há muitos anos faço as minhas metas e oriento a minha equipe a fazer também – sempre levando em conta algumas premissas. Crescer um pouquinho a cada ano e entender o caminho a ser trilhado para chegar até lá são as principais. Digo isso porque acredito que não adianta fazer uma meta financeira sem cuidar de todas as áreas da vida. É preciso que tudo isso esteja em harmonia, como o círculo conhecido como Roda da Vida.
Gosto muito do conceito que ele promove. Você pontua de 0 a 10 como está cada área da sua vida e depois preenche os pontos para entender se esta roda gira ou não. Todos os anos eu me proponho a fazer esse exercício.
Dentre as reflexões que ele sugere, uma delas é que quando alguém dá foco para qualquer uma das áreas e acaba negligenciando outras, a vida fica desequilibrada, tornando mais difícil a chegada no objetivo. E isso não é papo motivacional. Nós somos uma “coisa” só, e por mais que a gente saiba separar os momentos de lazer, família e trabalho, carregamos conosco o que estamos sentindo, vivenciando, absorvendo, e isto influencia em como atuamos na nossa vida profissional, no trabalho, por exemplo. Não há como negar.
Eu proponho que você também faça esse exercício do círculo para viver esse momento de reflexão e olhar para a balança da sua vida em 2022 – e o que espera para 2023. Depois de fazer este diagnóstico, é importante escrever o que seriam seus parâmetros para que fosse um 10,como a vida deveria estar para que você se sentisse pleno. Por exemplo, na área de saúde e disposição os parâmetros podem ser estar se exercitando, focado na academia ou em um esporte que você gosta, se alimentando bem, consumindo pouca ou nenhuma bebida alcóolica, estar contente com o que vê no espelho, com a sua imagem e autoestima… Não precisa ser irreal, só precisa ser desafiador!
Após ter escrito os parâmetros, é a hora do plano de ação. Que atitudes diárias você vai ter para atingir estes objetivos. Quer ser referência na sua área de trabalho? Vai precisar estudar todos os dias, melhorar o relacionamento com as pessoas, se diferenciar dos demais. São as atitudes diárias que formam o seu futuro, porque o tempo passa de qualquer maneira.
Escrever metas claras, objetivas, com prazo, e acompanhar sua evolução irá te motivar a segui-las e subir um degrau a mais. Portanto, coloque suas metas perto de você, em algum lugar que você as veja todo dia! Olhar para elas só no fim do ano te assustará um pouco – como a maioria das pessoas faz. Aproveite o último mês do ano e faça um pouco por dia, já planejando o seu 2023 com atitudes diárias e metas claras. Não deixe a ilusão das grandes metas e ondinhas puladas na virada do ano te iludir com a falsa promessa de que tudo será diferente. É mais fácil fazer um pouco por dia do que no último mês do ano que vem você parar para perceber que nada foi feito.